Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação se responsabilizou em transcender sua existência. Aliás, a existência da Tecnologia da Informação não se justifica com fim em si própria, mas como um veículo capaz de transformações multidisciplinares, objetivando outras áreas fins. E a bem da verdade, tem cumprido seu papel com êxito.

No campo da Educação, definimos a Tecnologia da Informação como uma das várias Tecnologias Educacionais disponíveis ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando análises correlacionadas a Sistematização dos Conteúdos, da Teoria Sistêmica e da Psicologia do Comportamento Educacional.

O objetivo da Tecnologia da Informação na esfera educacional é utilizar seu poder de controle digital, retransmiti-la, resignificá-la através de métodos convencionais de ensino ou de Educação à Distância, e transcender a instrumentalização dos conteúdos, rompendo paradigmas no combate a Analfabetização Digital, Exclusão Digital, Desconexão Generalizada e uso puramente instrumental das Tecnologias de Informação, sem a crítica e reflexão necessária a sua importância social, cultural, política e econômica.

Abaixo alguns dccumentos importantes sobre Tecnologia da Informação.

Nome da Obra: Desenvolvimento Ágil e Historicidade: Caminhos Antagônicos.
Autor da Obra: Thiago Merlo
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2011
Descrição: A extensão de idéias do artigo anterior sobre Desenvolvimento Ágil.

 

Nome da Obra: Desenvolvimento Ágil: As armadilhas no discurso sedutor.
Autor da Obra: Thiago Merlo
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2011
Descrição: Apresenta uma opinião sobre Desenvolvimento Ágil.

 

Nome da Obra: O computador na sociedade do conhecimento.
Autor da Obra: MEC – Ministério da Educação
Classificação da Obra: Livro Ano da Publicação: 2006
Descrição: Apresenta proposições acerca da importância da Tecnologia da Informação na contemporaneidade dos processos educacionais.

 

Nome da Obra: A tecnologia no desenvolvimento cognitivo da criança com paralisia cerebral.
Autores da Obra: Ana Irene Alves de Oliveira/Ricardo Figueirêdo Pinto/Éder Ruffeil
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2000
Descrição: Desenvolve pensamentos sobre tecnologia para auxiliar a criança paralisada cerebral.

 

Nome da Obra: Desafios à investigação em TIC na Educação: As metodologias de desenvolvimento.
Autores da Obra: Clara Maria Gil Fernandes Pereira Coutinho/José Henrique Serrano Chaves
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2001
Descrição: Como avançar na busca da melhora da Educação a partir das TIC’s? O artigo tenta responder tal questionamento.

 

Nome da Obra: Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC.
Autora da Obra: Raquel Goulart Barreto
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2003
Descrição: Debate a visão do MEC na formação dos profissionais de Educação que devem(ou deveriam) utilizar a Tecnologia como um aliado. Aponta caminhos para melhorar o uso da TIC no processo de ensino escolar.

 

Nome da Obra: A igualdade, a não discriminação e a percepção da dimensão de género: problemas e perspectivas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação.
Autora da Obra: Maria João Duarte Silva
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: -
Descrição: Debate ampliado da discussão de gênero nas escolas portuguesas, associando a TIC como um ferramental podereso no processo de construção de identidades.

 

Nome da Obra: As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores.
Autor da Obra: João Pedro da Ponte
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2002
Descrição: O artigo serve de contra-ponto ao artigo que discuti a formação dos professores brasileiros, pois o mesmo discute a formação dos professores portugueses

 

Nome da Obra: Software Educacional: O difícil começo.
Autores da Obra: Adriano Canabarro Teixeira/Edemilson Jorge Ramos Brandão
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2003
Descrição: O artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso de aplicativos educacionais no meio escolar.

 

Nome da Obra: Introdução a Softwares Educacionais
Autores da Obra: Wikipedia
Classificação da Obra: Enciclopédia Livre Ano da Publicação: -
Descrição: O material apresenta informações introdutórias sobre Softwares Educacionais.

 

Nome da Obra: Piaget, Vygotsky e Winnicott: relação com jogo infantil e sua aplicação na área da psicopedagogia
Autores da Obra: Eunice Eichelberger de Oliveira
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2006
Descrição: O artigo apresenta uma descrição comentada sobre os princípios que norteam o uso do jogo no processo de formação humana e ensino-aprendizagem.

 

Nome da Obra: Formulário de Avaliação de Software Educacional
Autor da Obra: Thiago Merlo
Classificação da Obra: Formulário Ano da Publicação: 2010
Descrição: Formulário de Avaliação de Software Educacional aplicado na avaliação final semestral da disciplina de Tecnologia da Informação.

 

Nome da Obra: Produção Acadêmica – Pedagogia (2010.2)
Autores da Obra: Discentes do Instituto Isabel
Classificação da Obra: Relatórios Ano da Publicação: 2010
Descrição: Segunda avaliação de semestre(2010.2) do curso de Pedagogia do Instituto Isabel. O documento apresenta uma série de relatórios elaborados individualmente, avaliando produtos digitais indicados para crianças do Ensino Básico e Fundamental I.

 

Nome da Obra: Conhecimento e Internet: Uma construção possível?
Autora da Obra: Lynn Rosalina Gama Alves
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2000
Descrição: Discuti criticamente as bases do conhecimento acreca da nova ótica dgital do conhecimento: a internet. Apresenta dialéticas sobre a formação do conhecimento para além de valores miádiáticos convencionais.

 

Nome da Obra: Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações
culturais
Autores da Obra: Monica Fantin/Gilka Girardello
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2009
Descrição: O artigo apresenta conceito sobre os princípios da mediação cultural a partir da pespectiva da educação digital correlacionando valores ditos “convencionais de conhecimento” e novos valores midáticos da educação digital.

 

Nome da Obra: Ambiente das mídias digitais: reflexões sobre comunicação
e Educação
Autor da Obra: Belarmino Cesar Guimarães da Costa
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2009
Descrição: O artigo formula juízos a respeito do processo de digitalização da informação e sua relação com experiências formativas tendo em conta tratar da relação entre técnica e estética num contexto de virtualização da realidade e da reconfi guração do estatuto da percepção.

 

Nome da Obra: Educação e Comunicação: Interconexões e Convergências
Autor da Obra: Vani Moreira Kenski
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2008
Descrição: O texto considera as relações entre educação e comunicação. Pesquisas que investigam essas relações privilegiam análises sobre os usos das mídias nas escolas e sobre o que é veiculado em diversos tipos de mídias, de acordo com os conhecimentos trabalhados nos programas escolares.

 

Nome da Obra: As tecnologias da informação e comunicação e a intensificação do trabalho docente
Autor da Obra: Walas Leonardo de Oliveira
Classificação da Obra: Artigo Ano da Publicação: 2010
Descrição: O artigo busca compreender as relações entre as Tecnologias da Informação e a intensificação da atuação docente perante as mídias digitais.

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