A Tecnologia da Informação se responsabilizou em transcender sua existência. Aliás, a existência da Tecnologia da Informação não se justifica com fim em si própria, mas como um veículo capaz de transformações multidisciplinares, objetivando outras áreas fins. E a bem da verdade, tem cumprido seu papel com êxito.
No campo da Educação, definimos a Tecnologia da Informação como uma das várias Tecnologias Educacionais disponíveis ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando análises correlacionadas a Sistematização dos Conteúdos, da Teoria Sistêmica e da Psicologia do Comportamento Educacional.
O objetivo da Tecnologia da Informação na esfera educacional é utilizar seu poder de controle digital, retransmiti-la, resignificá-la através de métodos convencionais de ensino ou de Educação à Distância, e transcender a instrumentalização dos conteúdos, rompendo paradigmas no combate a Analfabetização Digital, Exclusão Digital, Desconexão Generalizada e uso puramente instrumental das Tecnologias de Informação, sem a crítica e reflexão necessária a sua importância social, cultural, política e econômica.
Abaixo alguns dccumentos importantes sobre Tecnologia da Informação.
Autor da Obra: Thiago Merlo |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2011 |
Descrição: A extensão de idéias do artigo anterior sobre Desenvolvimento Ágil. |
Autor da Obra: Thiago Merlo |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2011 |
Descrição: Apresenta uma opinião sobre Desenvolvimento Ágil. |
Autor da Obra: MEC – Ministério da Educação |
Classificação da Obra: Livro |
Ano da Publicação: 2006 |
Descrição: Apresenta proposições acerca da importância da Tecnologia da Informação na contemporaneidade dos processos educacionais. |
Autores da Obra: Ana Irene Alves de Oliveira/Ricardo Figueirêdo Pinto/Éder Ruffeil |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2000 |
Descrição: Desenvolve pensamentos sobre tecnologia para auxiliar a criança paralisada cerebral. |
Autores da Obra: Clara Maria Gil Fernandes Pereira Coutinho/José Henrique Serrano Chaves |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2001 |
Descrição: Como avançar na busca da melhora da Educação a partir das TIC’s? O artigo tenta responder tal questionamento. |
Autora da Obra: Raquel Goulart Barreto |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2003 |
Descrição: Debate a visão do MEC na formação dos profissionais de Educação que devem(ou deveriam) utilizar a Tecnologia como um aliado. Aponta caminhos para melhorar o uso da TIC no processo de ensino escolar. |
Autora da Obra: Maria João Duarte Silva |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: - |
Descrição: Debate ampliado da discussão de gênero nas escolas portuguesas, associando a TIC como um ferramental podereso no processo de construção de identidades. |
Autor da Obra: João Pedro da Ponte |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2002 |
Descrição: O artigo serve de contra-ponto ao artigo que discuti a formação dos professores brasileiros, pois o mesmo discute a formação dos professores portugueses |
Autores da Obra: Adriano Canabarro Teixeira/Edemilson Jorge Ramos Brandão |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2003 |
Descrição: O artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso de aplicativos educacionais no meio escolar. |
Autores da Obra: Wikipedia |
Classificação da Obra: Enciclopédia Livre |
Ano da Publicação: - |
Descrição: O material apresenta informações introdutórias sobre Softwares Educacionais. |
Autores da Obra: Eunice Eichelberger de Oliveira |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2006 |
Descrição: O artigo apresenta uma descrição comentada sobre os princípios que norteam o uso do jogo no processo de formação humana e ensino-aprendizagem. |
Autor da Obra: Thiago Merlo |
Classificação da Obra: Formulário |
Ano da Publicação: 2010 |
Descrição: Formulário de Avaliação de Software Educacional aplicado na avaliação final semestral da disciplina de Tecnologia da Informação. |
Autores da Obra: Discentes do Instituto Isabel |
Classificação da Obra: Relatórios |
Ano da Publicação: 2010 |
Descrição: Segunda avaliação de semestre(2010.2) do curso de Pedagogia do Instituto Isabel. O documento apresenta uma série de relatórios elaborados individualmente, avaliando produtos digitais indicados para crianças do Ensino Básico e Fundamental I. |
Autora da Obra: Lynn Rosalina Gama Alves |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2000 |
Descrição: Discuti criticamente as bases do conhecimento acreca da nova ótica dgital do conhecimento: a internet. Apresenta dialéticas sobre a formação do conhecimento para além de valores miádiáticos convencionais. |
Autores da Obra: Monica Fantin/Gilka Girardello |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2009 |
Descrição: O artigo apresenta conceito sobre os princípios da mediação cultural a partir da pespectiva da educação digital correlacionando valores ditos “convencionais de conhecimento” e novos valores midáticos da educação digital. |
Autor da Obra: Belarmino Cesar Guimarães da Costa |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2009 |
Descrição: O artigo formula juízos a respeito do processo de digitalização da informação e sua relação com experiências formativas tendo em conta tratar da relação entre técnica e estética num contexto de virtualização da realidade e da reconfi guração do estatuto da percepção. |
Autor da Obra: Vani Moreira Kenski |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2008 |
Descrição: O texto considera as relações entre educação e comunicação. Pesquisas que investigam essas relações privilegiam análises sobre os usos das mídias nas escolas e sobre o que é veiculado em diversos tipos de mídias, de acordo com os conhecimentos trabalhados nos programas escolares. |
Autor da Obra: Walas Leonardo de Oliveira |
Classificação da Obra: Artigo |
Ano da Publicação: 2010 |
Descrição: O artigo busca compreender as relações entre as Tecnologias da Informação e a intensificação da atuação docente perante as mídias digitais. |